• Foto do escritorPró Biblioteca

Bibliotecas públicas em todo Brasil são renovadas com patrocínio do Instituto SLC

Atualizado: 17 de jun. de 2021

A Instituição SLC entregou 18 bibliotecas, uma para cada município, em sete estados: Mato Grosso (Diamantino, Querência, Sapezal e Tabaporã) Mato Grosso do Sul (Costa Rica e Chapadão do Sul), Goiás (Cristalina, Chapadão do Céu, São Domingos e Posse), Maranhão (Tasso Fragoso e Balsas), Bahia (Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães e São Desiderio), Piauí (Santa Filomena) e Rio Grande do Sul (Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, em Porto Alegre).

Cada biblioteca possui 200 livros e a seleção do acervo é feita com curadoria da L&PM Editores, que define as obras a serem enviadas. Entre as contempladas, são encontradas leituras oficiais de diferentes níveis de ensino escolar (Fundamental e Médio), bem como obrigatórias para vestibulares de diversas partes do Brasil e Best Sellers de gêneros variados. Também encontram-se livros destinados à Educação de Jovens Adultos (EJA) e em formato acessível digital (MECDaisy). Os títulos são diversificados e vão de obras escritas por autores brasileiros clássicos como Machado de Assis , Lima Barreto e José de Alencar até os estrangeiros mais diversos como Pablo Neruda, Jack Kerouac e Agatha Christie.

Para a presidente do Instituto SLC, Ana Logemann, uma das vantagens do projeto Pró-Biblioteca é chegar às localidades próximas às fazendas da SLC Agrícola e atingir o objetivo de beneficiar os estudantes. “Um dos nossos pilares de atuação é o investimento em Educação e o apoio às comunidades mais necessitadas. O projeto está de acordo com esse propósito e nossa intenção é que ele tenha ainda mais alcance”, afirma.

Além das bibliotecas entregues, o projeto também inclui atividades de apoio à educação como um portal virtual para os leitores e um canal de vídeos exclusivos. As empresas patrocinadoras são destacadas em todos estes momentos, marcadas em todos os livros do acervo e com logomarcas presentes também nos meios digitais. “É uma oportunidade dada para qualquer empresa que deseja mostrar apoio à educação brasileira”, comenta Adriane Laste, responsável pelo relacionamento com os patrocinadores.

Atualizando bibliotecas pelo Brasil e munindo educadores, professores e bibliotecários com material de trabalho, o Pró-Biblioteca é mais do que um projeto: é uma iniciativa necessária em um país que possui uma cultura tão rica, mas apenas 6 mil bibliotecas públicas – número 110 mil vezes menor que nos Estados Unidos e 34 mil vezes abaixo da Rússia. Como objetivo e compromisso de uma editora experiente e ativa no incentivo à leitura, a L&PM pretende fazer todo o possível para criar cada vez mais leitores, expandir o acesso à informação e ampliar a cultura através da educação.